Torre panorâmica de Curitiba permite uma vista sem igual da “capital ecológica” do Brasil


Quem já teve a oportunidade de visitar e admirar uma das mais belas cidades brasileiras, certamente já percebeu que Curitiba tem todos os atributos de cidade encantadora quando se anda por suas limpas e arborizadas ruas e avenidas, admirando suas belas e imponentes construções residenciais e comerciais e de diversos outros pontos. Porém existe uma outra forma, ainda mais privilegiada de se contemplar as belezas da capital mais ecológica do país. Trata-se da torre panorâmica de Curitiba.

A torre de telefonia, que durante muitos anos pertenceu à Empresa de Telecomunicações do Estado do Paraná (Telepar) e hoje é administrada pela Oi, foi inaugurada em 1991, tem 109 metros de altura (equivalente a um prédio de 40 andares) e possui um mirante do qual é possível ter uma visão panorâmica em 360º da capital paranaense e de parte de sua região metropolitana.

Além do mirante, os visitantes ainda podem passear por um pequeno museu localizado no térreo, que conta em detalhes toda a história das telecomunicações no Brasil e no mundo, além de mostrar a evolução dos aparelhos de telefone até os dias de hoje.

O acesso ao mirante é feito por um elevador que comporta apenas 05 pessoas por vez. Por isso é formada uma fila de acordo com a ordem de chegada.

Museu da história das telecomunicações

 

 Uma simpática maquete da Torre
Uma simpática maquete da Torre

 

Vista do Parque Barigüi, no noroeste da cidade
Vista do Parque Barigüi, no noroeste da cidade
É comum ver helicópteros sobrevoando a região
É comum ver helicópteros sobrevoando a região
Placa de inauguração do mirante
Placa de inauguração do mirante

Os ingressos para a visita ao mirante custam R$ 5,00. Crianças até 05 anos não pagam e as de 05 a 09 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada. A torre é aberta a visitação de terça a domingo e feriados, das 10:00hs às 19:00hs. A venda de ingressos ocorre até às 18:30hs. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito.

A torre panorâmica fica localizada na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 160 – Mercês. Não há estacionamento no local. Para quem optar em utilizar transporte coletivo, o ônibus é o ligeirão da linha 303 (Campo Comprido/Centenário) e o desembarque é na estação-tubo Praça da Ucrânia. Há também a opção do ônibus turistico de Curitiba, que faz uma parada no local. Mais informações sobre transporte podem ser obtidas no site da URBS, empresa de transporte coletivo de Curitiba.

Recomendo a visita à Torre. Além de ser um passeio muito legal e de custo muito baixo, é uma maneira diferente de explorar Curitiba. Uma belíssima cidade, até mesmo vista de cima.


sm-johnny