Como é a cerimônia de troca da guarda no Palácio La Moneda


Que o Palácio La Moneda, a sede do governo federal chileno, é um dos principais cartões postais de Santiago, é sabido por todos. Mas o que torna o local um dos pontos de visita obrigatória para os turistas não é apenas sua bela arquitetura e sua localização super privilegiada (bem no centro da capital), e sim um evento que atrai a atenção de muitos. Tanto que há quem vai à cidade apenas para acompanha-lo:

A cerimônia de troca da guarda presidencial é uma das grandes tradições chilenas e que desperta o interesse de pessoas de todas as idades. Ocorre ininterruptamente desde 1851, quando a guarda foi criada com o objetivo de proteger o patrimônio governamental. Desde então em dias alternados, ou seja, a cada dois dias a tropa especial de Carabineros, como são conhecidos protagonizam um espetáculo fascinante de harmonia, mas ao mesmo tempo sem deixar de lado a rigidez e seriedade que são importantes em qualquer evento cívico.

O corpo que procede com esta apresentação é uma divisão especial dos Carabineros de Chile, a respeitadíssima polícia chilena. As instruções formais e a troca da guarda em si ocorrem na Plaza de la Constituición sob os comandos de um oficial. Os membros que estão para assumir o posto iniciam uma marcha a partir do Paseo Bulnes. Esta marcha é acompanhada por músicas executadas pela orquestra dos Carabineros, conhecida como Orfeón Nacional de Carabineros, que também acompanha os oficiais que trocarão o turno com os novos membros de volta ao Paseo Bulnes pela Calle Teatinos.

Para aproveitar melhor e tirar o máximo de proveito desta belíssima cerimônia é recomendado esperar a marcha na Plaza de Ciudadania para então segui-los até a Plaza de la Constituición. Ou se você preferir, ir diretamente à Plaza de la Constituición e acompanhar somente a performance da troca de guarda, como fiz dessa vez.

Há dias em que a banda executa músicas brasileiras, como Aquarela do Brasil, o que torna o evento ainda mais especial para nós brasileiros.

Assisti a cerimônia em um domingo e por isso a Plaza de la Constituición, localizada atrás do palácio, onde ocorre o evento estava lotada. Muitos ônibus trazendo turistas estavam chegando. Por isso se você for assistir a cerimônia em um fim de semana, o ideal é chegar cedo para pegar um bom lugar.

A cerimônia começa pontualmente as 10:00hs em dias de semana e 11:00hs nos fins de semana e feriados. A duração é de aproximadamente 30 minutos e a recomendação é chegar no mínimo 10 minutos antes do horário. Para chegar ao Palácio La Moneda de metrô, basta pegar a linha 1 e desembarcar na estação La Moneda. De ônibus, as linhas são as que passam pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins.

Em nosso canal no youtube, há um vídeo mostrando um pouco da cerimônia. Para acessa-lo, clique aqui.

 

 


sm-johnny