Changi – O luxuoso e belíssimo Aeroporto de Cingapura


Ir a Cingapura é um programa e tanto. Isso porque a nação-ilha localizada no cone sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático possui belezas estonteantes e algumas das obras maravilhosas de engenharia do mundo. E uma dessas obras magnificas pode ser contemplada já na chegada. Sim, estou falando do Aeroporto Internacional Changi. O aeroporto cingapuriano foi inaugurado oficialmente em 1981 e, segundo especialistas, detêm a melhor infraestrutura aeroportuária do mundo. Exagero??? Não!!! Realidade.

Administrado pela Autoridade da Aviação Civil de Cingapura (CAAS na sigla em inglês), o Aeroporto Internacional Changi é um dos mais movimentados da Ásia. São mais de 50 milhões de passageiros por ano e mais de 100 companhias aéreas que lá operam, inclusive Changi é o principal hub da Singapore Airlines, a principal empresa aérea do país. Apesar de cheio e movimentado, não falta conforto e infraestrutura de qualidade para os viajantes.

São 3 imensos e bem sinalizados terminais de passageiros, e cada um deles decorados com cores vibrantes, belíssimos artigos de arte e funcionalidades que são verdadeiros mimos para os passageiros. O aeroporto é conectado com o Mass Rapid Transit, o sistema de metrô e trem da cidade. Além disso, um trem exclusivo, o skytrain, interliga os vários terminais e áreas externas. Entre os mimos que o aeroporto oferece, estão um cinema gratuito que fica aberto 24 horas por dia, lounges com televisão e cadeiras de couro para relaxar, piscina, playground e salas de videogame para as crianças, espaço exclusivo para mulheres com salão de beleza, um jardim de 330 metros quadrados com mais de mil borboletas nativas de Cingapura e até um hotel com capacidade para abrigar até 350 hospedes. Está previsto para 2018 a inauguração de um 4º terminal, que está sendo construido em substituição ao antigo Budget Terminal e que aumentará a sua capacidade para até 80 milhões de passageiros. Itens que realmente tornam este aeroporto único. Em todo o ambiente, a internet é gratuita. Há apoios para laptops e cybercafés com 550 terminais com acesso à rede para quem não tiver o aparelho, além de carregadores gratuitos de bateria para celulares e outros eletrônicos.

Os jardins do aeroporto são outra atração. São divididos por tipo de plantas: há um de orquídeas, outro de cactos e outro com 500 girassóis. Todos ganham iluminação especial durante a noite. Também há um lago com peixes e um jardim com mais de mil borboletas nativas da Cingapura e da Malásia, que ocupa uma área de mais de 300 m².

A decoração é um dos pontos altos deste aeroporto e impressiona

Passar pelo Aeroporto de Cingapura é um verdadeiro programa de viagem, seja para quem se destina ao país ou mesmo para aqueles que estão apenas em conexão para outros destinos, como era o meu caso. Estava usando o aeroporto para uma conexão para Nova Délhi, na Índia. Havia chegado em um voo da Singapore Airlines (um dos últimos que decolaram do Brasil) e como a conexão iria demorar cerca de 05 horas, resolvi perambular pelo aeroporto. Sinceramente!!! Dá vontade de morar por lá. É uma mistura de shopping center, parque de diversões, praça pública, entre outros. O local é tão grande que nem mesmo as 05 horas de conexão foram suficientes para explorar tudo. Com tantos mimos e funcionalidades assim, fica até difícil ficar estressado com o cancelamento de um voo ou outros aborrecimentos. Eu por exemplo não ligaria se o meu voo fosse cancelado ou atrasasse várias horas.

Poltronas para relaxamento

Estações de acesso gratuito a internet estão espalhados pelos terminais. Rede Wi Fi para dispositivos móveis também está disponível

Sinalização é clara e eficiente. Não há como se perder

Skytrain interliga os 03 terminais do aeroporto

Painéis indicam a chegada do próximo skytrain

Pode acreditar!!! O aeroporto Changi tem piscina

Não podia faltar um Starbucks aqui, não é!!!!

Aqui até o finger é luxuoso

O Aeroporto Internacional Changi é muito mais que um aeroporto. É um ponto turístico. Uma das várias atrações de Cingapura. Recomendo uma visita à essa maravilha da engenharia. Um prato cheio para quem adora viajar e contemplar belezas simultaneamente.


qs-hariane